dar graças ao sucesso de meus inimigos
dar graças ao sucesso de meus inimigos
https://kardecpedia.com/
Estudo do evangelho segundo espiritismo, uma passagem que me marcou muito e gostaria que todos participassem está no cap 28 coletâneas de preces item 48 : dar graças ao sucesso de meus inimigos, impressionante, quando iremos começa a ensaiar este tópico que acredito ser o mais importante é o início do amor universal que ainda muitos de nós nem fazemos ideia!
----------------------------
48. Prefácio. — Não desejar mal
aos seus inimigos é ser apenas meio caridoso. A verdadeira caridade quer que
lhes almejemos o bem e que nos sintamos felizes com o bem que lhes advenha.
(Cap. XII, n.os 7 e 8.)
Itens relacionados
O Evangelho segundo o Espiritismo
> Capítulo XII — Amai os vossos inimigos > Se alguém vos bater na face
direita, apresentai-lhe também a outra.
--------------------------------,
7. Aprendestes que foi dito:
olho por olho e dente por dente. — Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal
que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe
apresenteis também a outra; — e que se alguém quiser pleitear contra vós,
para vos tomar a túnica, também lhe entregueis o manto; — e que se alguém vos
obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. – Dai àquele
que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado. (S.
Mateus, 5:38 a 42.)
8. Os preconceitos do mundo sobre
o que se convencionou chamar “ponto de honra” produzem essa suscetibilidade
sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a
retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido
como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões
terrenas. Por isso é que a lei moisaica prescrevia: olho por olho, dente por
dente, de harmonia com a época
Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquele preceito? Tampouco quanto o outro que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo. Levado o ensino às suas últimas consequências, importaria ele em condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar livre o campo aos maus, isentando-os de todo e qualquer motivo de temor. Se se lhes não pusesse um freio às agressões, bem depressa todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei da Natureza, obsta a que alguém estenda o pescoço ao assassino. Enunciando, pois, aquela máxima, não pretendeu Jesus interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho. Somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.
Comentários
Postar um comentário